Um projeto de comunicação com olho nas pessoas, na sociedade e no futuro

Comunicar é sem dúvida uma arte que orgulha quem o faz e potencia o crescimento de sociedades mais justas, mais integradoras e mais tolerantes. Uma sociedade também se mede pelo apoio que presta aos seus profissionais da informação e pelo nível de liberdade que estes tenham na procura dos factos e acima de tudo no acesso à administração pública, tantas vezes barrada pelos motivos mais estranhos.

Se já não é fácil a recolha e gestão da informação aos profissionais que atuam em plataformas comunicacionais nacionais, tudo se torna mais difícil quando estamos no panorama regional e local. Seja porque existem quase sempre ligações familiares ou de amizade, ou porque o jornalismo regional profissional (quase todo) não tem modo de subsistência independente e carece dos apoios públicos e muitas vezes dos privados com interesses públicos. Por estes 2 fatores, o jornalismo independente apenas o é no nome, na maior parte das vezes.

O projeto que agora inicia e que pretende falar para as populações servidas pela estrada nacional 16, nasce num berço independente, sem motivos financeiros de nenhum dos seus promotores, visto que se reveste legalmente de uma associação de comunicação, em que o sócio e apenas o sócio será o júri e o juiz da nossa caminhada, coadjuvado pelo ouvinte, a nossa maior e única riqueza. Será um projeto que queremos que perdure no tempo, sem donos nem interesses de nenhuma índole e que os associados escolhidos para levantarem este projeto nos próximos 3 anos, sejam devidamente fiscalizados pelos restantes e que não haja tendência de perdurarem nos cargos diretivos, promovendo ao longo desta caminhada a entrada de pessoas que possam e devam continuar no tempo este projeto comunicacional, melhorando-o e levando-o o mais longe possível.

O nosso objetivo é informar, mas também formar o nosso ouvinte a escolher a melhor informação ao dispor, dando-lhe todas as “armas” para que possa fazer os seus juízos sobre o que realmente interessa. Vamos iniciar devagarinho, com muitas dificuldades, com muito ainda por fazer, mas iniciaremos este caminho com a total convicção que iremos fazer a diferença na vida das pessoas, iremos ser acutilantes, iremos ser isentos e acima de tudo iremos ser um dos motores da sociedade onde faremos a nossa parte, com total isenção.

Estávamos, como é lógico, ansiosos pela chegada deste dia, e agora que nascemos só queremos crescer de uma forma saudável e se possível crescermos rodeados de amigos.

Send this to a friend